segunda-feira, 21 de março de 2011

Vamos ao Museu Afro Brasil?

A Família Educafro Valongo convida a quem possa interessar para duas atividades que realizaremos no próximo domingo em SP, conforme segue:

1. Visita monitorada ao Museu Afro (11h00 às 15h00min).

2. Visita monitorada a Sede Nacional da Educafro, e “bate-papo cidadão”com Frei David Raimundo dos Santos, Diretor Executivo da rede de pré-vestibulares comunitário Educafro (16h00min às 18h00min).


Serviço:

Data: 27/03/2011 (domingo)
Horário de saída: 9h00min
Local de saída: Núcleo Educafro Valongo
Endereço da saída: Largo Marques de Monte Alegre 12, Valongo, Santos/SP
Horário de retorno: 18h00min (SP) 19h30min (Santos)
Valor do transporte : R$ 15,00
Valor da entrada no Museu: gratuito
Valor de entrada na Sede Nacional da Educafro para visita: gratuito

Vagas limitadas até quarta 22/03, somente!!!!

Informações : 13 78125207 ID 105*111478 ou 88096006
Email: nucleoeducafrovalongo@gmail.com


Museu Afro Brasil
(Crédito: Site do Museu Afro Brasil)
O Museu Afro Brasil – Organização Social de Cultura, vinculado à Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo, é um espaço de preservação e celebração da cultura, memória e da história do Brasil na perspectiva negro africana, assim como a difusão das artes clássicas e contemporâneas, populares e eruditas, nacionais e internacionais.
Localizado no Parque Ibirapuera, em São Paulo, foi inaugurado em 23 de outubro de 2004 e possui um acervo de mais de 5 mil obras. Parte das obras, cerca de duas mil, foram doadas pelo artista plástico e curador Emanoel Araujo, idealizador e atual Diretor Curador do Museu.
A Biblioteca do Museu, cujo nome homenageia a escritora, Carolina Maria de Jesus, possui cerca de 6.800 publicações com especial destaque em uma coleção de obras raras sobre o tema do Tráfico Atlântico e Abolição da Escravatura no Brasil, América Latina, Caribe e Estados Unidos. A presença negra africana nas artes, na vida cotidiana, na religiosidade, nas instituições sociais são temas presentes na biblioteca.
O Museu mantém um sistema de visitação gratuita para todas as exposições e atividades que oferece; um Núcleo de Educação com profissionais que recebem grupos pré-agendados, instituições diversas, além de escolas públicas e particulares. Através do Núcleo de Educação também mantém o programa “Singular Plural: Educação Inclusiva e Acessibilidade”, atendendo exclusivamente pessoas com necessidades especiais e promovendo a interação deste público com as atividades oferecidas.

Educafro

A Educafro – Educação e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes é uma rede de pré-vestibulares comunitários que tem a missão de promover a inclusão da população negra (em especial) e pobre (em geral), nas universidades públicas e particulares com bolsa de estudos, através do serviço de seus voluntários/as nos núcleos de pré-vestibular comunitários e setores da sua Sede Nacional, em forma de mutirão. No conjunto de suas atividades, a Educafro luta para que o Estado cumpra suas obrigações, através de políticas públicas e ações afirmativas na educação, voltadas para negros e pobres, promoção da diversidade étnica no mercado de trabalho, defesa dos direitos humanos, combate ao racismo e a todas as formas de discriminação.

A Sede Nacional

Sua Sede Nacional, com todos os setores organizacionais que administram o Projeto em nível nacional, fica no centro de São Paulo, na Rua Riachuelo 342 e é lá que acontecem as grandes reuniões, articulações e eventos que fazem da Educafro ser uma das mais respeitadas organizações da sociedade civil brasileira que luta em prol da igualdade racial no que tange a políticas públicas e ações afirmativas.

Frei David Raimundo dos Santos
(Crédito Marco Negro Blog)

O Frei David nasceu no dia 17 de outubro de 1952, na cidade mineira de Nanuque, filho de Manuel Rosalino dos Santos Maria Pereira Gomes, mas passou parte de sua infância e juventude no estado do Espírito Santo. Depois, seguido para o estado do Rio de Janeiro, onde em Petrópolis, fez sua formação religiosa sacerdotal cursando Teologia e Filosofia.
Desde o Seminário Franciscano de Petrópolis, Frei David sofreu a influência da Teologia da Libertação, que pregava que a Igreja Católica deveria estar mais próxima dos setores da população pobre, e foi o que ele fez por mais de 16 anos, mas também teve a conscientização de que a maioria dos excluídos é negra. E isso despertou mais ainda sua militância negra, organizando na Baixada Fluminense a formação de agentes da Pastoral do Negro. Também foi eleito, tempos depois, membro da Secretaria Executiva Latino-Americana da Pastoral Afro-Latina Americana e Caribenha.
No Brasil, ele ajudou em no desenvolvimento da Teologia Negra, onde a fé cristã é discutida sob uma ótica africana e respeitando a diversidade religiosa dos afro-brasileiros. Ele lançou pela Editora Vozes o Calendário Beleza Negra e as Coleções Negras em Libertação.
No inicio dos anos 90, Frei David, descobriu que juntamente com agentes pastorais que havia uma razão para o empobrecimento da população negra, a dificuldade na formação escolar. Por isso, foi criada o Educafro – Cursinho Pré-Vestibular destinado a negros e carentes que desde então é o Diretor Executivo.

Atenciosamente,


Núcleo Educafro Santos Valongo
"Revolucionários e Conscientes: Afrodescendentes!!!"

Acessem o Twitter da Educafro Valongo
http://twitter.com/educafrovalongo , o blog da Educafro Valongo
http://educafrovalongo.blogspot.com e os grupos de discussão na internet http://br.groups.yahoo.com/group/educafro_valongo e http://br.groups.yahoo.com/group/educafro_valongo_cidadania e o perfil no Orkut Núcleo Educafro Valongo

Nenhum comentário:

Postar um comentário