sábado, 2 de maio de 2009

Helenismo Sambista....



por Evandro Cruz Silva *

Vamos lá, seja pelo menos por um instante otimista, pense que a poluição é só um período, que a crise financeira é algo distante e que seus impostos estão sendo bem utilizados... Pronto, pensou? Agora pense no Brasil. É , eu sei que as idéias otimistas se foram.
Pensar no Brasil está cada dia mais desanimador, tendo como pano de fundo 180 milhões de corruptos passivos, estamos cada vez mais certos , que, se Pedro Álvares tivesse chegado nas malditas Índias e não aqui, a vida se tornaria muito mais fácil. Mas, pense pelo lado negativo, eu não estaria aqui, e você provavelmente também não estaria.
Resultante de um caldeirão étnico, conseguimos formar ao longo da história uma espécie de “contra-helenismo sambista”. Se por um lado, Alexandre Magno queria formar uma sociedade com o melhor de cada povo, por outro, nós juntamos o pior de cada pais que nos dominou para ver no que ia dar , o resultado é que somos hipócritas como os britânicos,frustrados como os americanos e temos os mesmos vícios dos holandeses. Mas, para que possamos fazer um fachada de “terra onde o Todo Poderoso teve o azar de nascer” , nós temos o samba, para mostrar ao mundo nossa displicência disfarçada de festividade.
Penso as vezes, como será que o cara lá de cima fica quando falam que ele é brasileiro. O fato do pais ser perfeito de natureza e clima não é uma benção divina, pelo contrário, Os terremotos fizeram dos japoneses grandes construtores, o avanço do mar fez dos holandeses gênios da hidráulica. E nós? Nós, por causa dos altos impostos e do governo que mais ataca do que ajuda, nos tornamos exímios fraudadores e gênio na arte de sonegar impostos.
Pode parecer um pouco pessimista, mas, se em 509 anos de história, com a maior fauna, flora e reserva de água potável do mundo, não conseguimos ter melhor que qualidade de vida que Porto Rico (sim , aquela ilhota no meio do Caribe, nós vivemos pior que eles...) será bem difícil ser otimista a partir de agora. Duvida? Então tá. Pense em um futuro melhor, que a insegurança não exista, que a crise esteja distante e que seus impostos sejam bem utilizados...Agora pense no Brasil.É, eu também não consegui...

* Evandro Cruz Silva é estudante, 16 anos, futuro jornalista e aluno do Educafro do núcleo Baixada Valongo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário